APARTAMENTO

ÁREA :  440.00 m²  |  ANO :  2010  |  RECIFE


A arquitetura limpa e atual dá as cartas na reforma de um amplo apartamento, totalmente reconfigurado para um casal receber a família.

A ambientação sóbria e leve embala ambientes projetados com acabamentos elegantes e discretos, tramas envolventes e cores suaves  —  além de arte, design e antiguidades.

A área é de 440.00 m². As obras envolvem a integração da varanda  —  que deixa de existir, passando a fazer parte da sala  —  e a total remoção dos acabamentos previamente existentes.

A base em branco e cinza dá o tom da reforma  —  o apartamento passa a apresentar piso em mármore carrara, cortado sob medida de acordo com paginação exclusiva, além de porcelanato com aspecto de cimentado.

As linhas retas do forro em gesso acomodam a luminotécnica, assinada pela nossa equipe e com luminárias técnicas da La Lampe. Os ambientes são totalmente climatizados. As obras no apartamento tomaram oito meses.

A área social  —  de 140.00 m²  —  apresenta ambientes de estar, áudio e vídeo e jantar integrados e abertos para a paisagem da praia de Boa Viagem. Além de sóbria e suave, a ambientação é espaçada e prática, com bastante área livre.

Na sala de estar, os sofás e as mesas de apoio da Italica Casa contracenam com as luminárias Passion e Uovo Grande, ambas da italiana Fontana Arte  —  além de uma arrojada escultura branca de Emanoel Araújo, parte de sua série de obras geométricas abstratas.

Na sala de áudio e vídeo, o móvel branco para equipamentos  —  assinado pela nossa equipe  —  faz par com o piano de meia cauda e com a irreverente luminária Rabbit Lamp, da Front Design para a holandesa Moooi. O sofá é da Italica Casa.

A reservada paleta de cores abriga as charmosas mesinhas laterais rendilhadas em acrílico transparente, de Patricia Urquiola para a Kartell. Algumas peças em madeira aquecem a cena  —  como o par de bancos ao lado do sofá.

O artesanato pernambucano se faz presente na boneca de barro Nuca de Tracunhaém. Ao lado de peças pernambucanas, vários objetos de decoração foram garimpados na Conceito : Firma Casa, em São Paulo.

Na área da antiga varanda  —  com a reforma integrada ao estar  — , a mesa Saarinen contracena com as sempre elegantes Eames Soft Pad Chairs, peças clássicas de Charles e Ray Eames. Ao lado, confortáveis chaises da Maria Casa acomodam uma aprazível área de leitura.

A mesa Jet  —  assinada por Guilherme Torres  —  ganha imponência com acabamento em um sofisticado tom de madeira envernizada e faz a cena na sala de jantar. As cadeiras Eames aparecem aqui forradas em um elegante tecido do Empório Beraldin.

A tela de Cristina Machado arremata o aparador em inox assinado pela nossa equipe e faz par com o lustre Light Shade Shade, de Jurgen Bey para a Moooi. As cortinas em seda branca são da Maria Casa.

Ainda no ambiente, obra de Eudes Mota. Na parede de fundo, a luminária Melampo Mega  —  de Adrien Gardere para a italiana Artemide  —  contracena com a tela da Galeria Amparo 60.

Após as obras, o apartamento original de quatro suítes passa a apresentar duas — uma máster e outra para receber filhos e netos  — , além de um gabinete e uma sala de ginástica.

A suíte máster  —  que, em 100.00 m², apresenta dois banheiros, closet e um gabinete anexo  —  ganha atmosfera sóbria e suave em várias tonalidades de cinza.

As mesas de cabeceira, o encosto da cama e o banco são peças assinadas pela nossa equipe. A colcha e as forrações são da Maria Casa, e os abajures Tatì  —  de Ferruccio Laviani para a Kartell  —  arrematam a cena.

Uma porta de correr dá acesso à sala de banho e ao closet. A ampla e confortável área de bancada é totalmente independente de dois banheiros completos. As louças e metais são da Deca, e acessórios espelhados, da Vallvé.

As peças desenhadas especialmente para o apartamento estão em toda parte  —  até mesmo nos porta-toalhas, em aço polido. Os armários são da Kitchens, de acordo com o projeto de nossa equipe.

A ampla cozinha  —  a generosa área de 34.00 m² é rara nos apartamentos atuais  —  apresenta largas e confortáveis circulações entre as bancadas, além de espaço que acomoda mesa central.

As bancadas são em Aqualux. Os armários da Kitchens apresentam acabamento em uma elegante tonalidade entre cinza e marrom, além de vidro branco. Os equipamentos são em aço inox.