O SOM E A SÍLABA

Agência Um

ÁREA :  96.00 m²  |  ANO  :  2017      


A cenografia para O Som e a Sílaba  —  a emocionante comédia musical escrita e dirigida por Miguel Falabella  —  arremata a ação em uma atmosfera arrojada e intimista.

A peça é concebida especialmente para Alessandra Maestrini e Mirna Rubim, duas atrizes-cantoras com registro lírico, e apresenta cenário e ambientação assinados pela nossa equipe.

O Som e a Sílaba conta a história de Sarah Leighton  —  Alessandra Maestrini  —, uma jovem com diagnóstico de autismo altamente funcional, e sua relação com Leonor Delise  —  Mirna Rubim  — , professora de canto.

A maior parte da ação se passa no apartamento de Leonor, onde Sarah tem as suas aulas  —  a cena alia estruturas arquitetônicas aparentes à móveis de época e peças garimpadas em brechós e antiquários. A atmosfera brinca com a fantasia e distorce as proporções, com portas de aparência exagerada e objetos agigantados  —  props desenhados sob medida. Ao final da peça, a ação se desloca para um camarim de teatro na Inglaterra.

A música vai unir essas duas mulheres e esse encontro mudará a vida de ambas. Recheado com árias, duetos e trechos de óperas, O Som e a Sílaba celebra o mistério da mente humana, com um texto terno, engraçado e comovente. ‘ O espetáculo é todo muito gostoso e aproxima o público. É cheio de humor, como tudo que Miguel e eu gostamos de fazer. Ao mesmo tempo, é extremamente delicado, poético e transformador, dada a trajetória tão rica e profunda da personagem central, Sarah, e de como isto também transforma  —  para muito melhor  —  a vida de Leonor  ‘, conta Alessandra Maestrini.

Sarah busca alguém que lhe ajude a dar algum sentido a sua vida. Com a morte dos pais, ela mora com o irmão casado, mas sente que não se encaixa na organização da casa, tem consciência de suas limitações nas relações pessoais e sabe que precisa romper as barreiras da síndrome para se ajustar ao mundo lá fora. Em sua busca por uma autonomia, ela lista suas habilidades, entre elas cantar. Ela sabe cantar. ‘ O elemento mais importante da relação entre Sarah e Leonor é o estabelecimento da empatia. Desse laço, se cria a relação de amizade, cumplicidade, respeito e profundo amor entre as personagens  ‘, revela Mirna Rubim.

Gente como eu precisa de duas coisas na vida: de um trabalho e de alguém que lhe estenda a mão  ‘, Sarah diz a Leonor ao se apresentar. Leonor, por sua vez, atravessa uma crise pessoal e profissional. ‘ Este choque de anseios fará com que uma transforme a vida da outra, até que o público se pergunte quem, de fato, está ensinando quem ‘, comenta Alessandra Maestrini.

A luz dramática é de Wagner Freire, e complementa os figurinos de Ligia Rocha e Marco Pacheco que, juntamente com o visagismo de Wilson Eliodoro, constroem os cativantes personagens do musical. O design de som é de Mario Jorge Andrade.

A peça esteve em cartaz no Teatro Porto Seguro, na capital paulista, após uma temporada por algumas das principais cidades do Estado  —  Osasco, Ubatuba, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Campinas, Botucatu, Bauru e Lorena.

                                

                   

                   

                   

+ FICHA TÉCNICA

O SOM E A SÍLABA

com  Alessandra Maestrini e Mirna Rubim

um espetáculo de  Miguel Falabella

classificação  —  14 anos

duração  —  90 minutos

gênero  —  musical

FICHA TÉCNICA

texto e direção   Miguel Falabella

elenco  Alessandra Maestrini e Mirna Rubim

design de luz  Wagner Freire

design de som  Mario Jorge Andrade

figurinos  Ligia Rocha e Marco Pacheco

visagismo  Wilson Eliodorio

cenário  Zezinho Santos e Turíbio Santos

Artes

fotografia  Priscilla Prade

diretor de criação  Marco Griesi

designer  Kelson Spalato

criação  TuaAgência

operador de luz  Alessandra Marques

operador de som  Mario Jorge Andrade

cenotécnico  Isaac Tibúrcio

camareira  Michele Vono

assistente de produção e contrarregra  Marlon Bandarz

produtora assistente e captação de apoios  Carla Schvaitser

produtora executiva  Marisa Medeiros

direção de produção  Deco Gedeon

realização  Maestrini Produções