O SOM E A SÍLABA

ÁREA : 96.00 m² | ANO : 2017
A cenografia para O Som e a Sílaba — a emocionante comédia musical escrita e dirigida por Miguel Falabella — arremata a ação em uma atmosfera arrojada e intimista.
A peça é concebida especialmente para Alessandra Maestrini e Mirna Rubim, duas atrizes-cantoras com registro lírico, e apresenta cenário e ambientação assinados pela nossa equipe.
O Som e a Sílaba conta a história de Sarah Leighton — Alessandra Maestrini —, uma jovem com diagnóstico de autismo altamente funcional, e sua relação com Leonor Delise — Mirna Rubim — , professora de canto.
A maior parte da ação se passa no apartamento de Leonor, onde Sarah tem as suas aulas — a cena alia estruturas arquitetônicas aparentes à móveis de época e peças garimpadas em brechós e antiquários. A atmosfera brinca com a fantasia e distorce as proporções, com portas de aparência exagerada e objetos agigantados — props desenhados sob medida. Ao final da peça, a ação se desloca para um camarim de teatro na Inglaterra.
A música vai unir essas duas mulheres e esse encontro mudará a vida de ambas. Recheado com árias, duetos e trechos de óperas, O Som e a Sílaba celebra o mistério da mente humana, com um texto terno, engraçado e comovente. ‘ O espetáculo é todo muito gostoso e aproxima o público. É cheio de humor, como tudo que Miguel e eu gostamos de fazer. Ao mesmo tempo, é extremamente delicado, poético e transformador, dada a trajetória tão rica e profunda da personagem central, Sarah, e de como isto também transforma — para muito melhor — a vida de Leonor ‘, conta Alessandra Maestrini.
Sarah busca alguém que lhe ajude a dar algum sentido a sua vida. Com a morte dos pais, ela mora com o irmão casado, mas sente que não se encaixa na organização da casa, tem consciência de suas limitações nas relações pessoais e sabe que precisa romper as barreiras da síndrome para se ajustar ao mundo lá fora. Em sua busca por uma autonomia, ela lista suas habilidades, entre elas cantar. Ela sabe cantar. ‘ O elemento mais importante da relação entre Sarah e Leonor é o estabelecimento da empatia. Desse laço, se cria a relação de amizade, cumplicidade, respeito e profundo amor entre as personagens ‘, revela Mirna Rubim.
‘ Gente como eu precisa de duas coisas na vida: de um trabalho e de alguém que lhe estenda a mão ‘, Sarah diz a Leonor ao se apresentar. Leonor, por sua vez, atravessa uma crise pessoal e profissional. ‘ Este choque de anseios fará com que uma transforme a vida da outra, até que o público se pergunte quem, de fato, está ensinando quem ‘, comenta Alessandra Maestrini.
A luz dramática é de Wagner Freire, e complementa os figurinos de Ligia Rocha e Marco Pacheco que, juntamente com o visagismo de Wilson Eliodoro, constroem os cativantes personagens do musical. O design de som é de Mario Jorge Andrade.
A peça esteve em cartaz no Teatro Porto Seguro, na capital paulista, após uma temporada por algumas das principais cidades do Estado — Osasco, Ubatuba, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Campinas, Botucatu, Bauru e Lorena.
+ FICHA TÉCNICA
O SOM E A SÍLABA
com Alessandra Maestrini e Mirna Rubim
um espetáculo de Miguel Falabella
classificação — 14 anos
duração — 90 minutos
gênero — musical
FICHA TÉCNICA
texto e direção Miguel Falabella
elenco Alessandra Maestrini e Mirna Rubim
design de luz Wagner Freire
design de som Mario Jorge Andrade
figurinos Ligia Rocha e Marco Pacheco
visagismo Wilson Eliodorio
cenário Zezinho Santos e Turíbio Santos
Artes
fotografia Priscilla Prade
diretor de criação Marco Griesi
designer Kelson Spalato
criação TuaAgência
operador de luz Alessandra Marques
operador de som Mario Jorge Andrade
cenotécnico Isaac Tibúrcio
camareira Michele Vono
assistente de produção e contrarregra Marlon Bandarz
produtora assistente e captação de apoios Carla Schvaitser
produtora executiva Marisa Medeiros
direção de produção Deco Gedeon
realização Maestrini Produções
+ MOSTRAS | CENOGRAFIA




















































