DESFILE DE MODA | CENOGRAFIA

ÁREA : 200.00 m² | ANO : 2007 | APIPUCOS : RECIFE
A obra da prefeitura da cidade no calçadão da avenida Boa Viagem — passarela dos verões recifenses — é o ponto de partida para a cenografia do desfile da coleção de verão 2007 da Dona Santa | Santo Homem.
O cenário é a Usina Dois Irmãos — uma casa de eventos e recepções localizada em Apipucos, Recife. Instalada em um edifício histórico, a casa conta com um salão climatizado de 530.00 m², integrado à área externa — jardins, gramados, pisos e ruína preservada de antiga chaminé da usina.
A organização para o desfile acontece na mesma época em que a prefeitura da cidade do Recife realiza uma equivocada obra na Avenida Boa Viagem, removendo da calçada as elegantes ondas e jangadas em pedra portuguesa — desenho já incorporado à memória afetiva do bairro — e assentando em seu lugar um impessoal piso em blocos de cimento.
Já na fachada, projeções de pequenas jangadas apresentam a cenografia como protesto contra a obra realizada na praia. No interior do salão climatizado da Usina, muitas cores na decoração — e mais projeções de jangadas, em uma iluminação que muda constantemente de cor.
Antes do desfile, a passarela permanece coberta por um plástico preto — ao fundo da passarela, uma jangada de verdade, com vela customizada, faz referência à avenida Boa Viagem. Ao início do desfile, a passarela é descoberta, revelando um padrão geométrico nas cores da estação.
O quadriculado é desenhado especialmente para a ocasião, e executado em vinil colorido. Em ambos os lados da passarela, amarrados ao teto, grandes pendentes executados com tecido customizado para o desfile.
Ao fundo da passarela, três peças em compensado com acabamento em pintura branca fazem referência às ondas de praia, e também às velas das jangadas. As cores cítricas, tendência da moda no verão 2007 | 2008, arrematam a atmosfera casual da cenografia.
+ ARQUITETURA RELACIONADA | DONA SANTA | SANTO HOMEM











