HOTEL TAVARES CORREIA | CENOGRAFIA

ÁREA : 459.00 m² | ANO : 2010 | GARANHUNS : PERNAMBUCO
O Hotel Tavares Correia é um daqueles locais que marcam época, por várias gerações, na alma pernambucana.
O hotel — inaugurado em 1927 — inicia em 2010 uma nova fase, com uma série de reformas e melhorias que pretendem devolvê-lo à condição de ícone na hotelaria do estado.
As obras — que envolvem a maioria das áreas sociais e privativas — iniciam-se pelo restaurante. A data de início da reforma — junho de 2010 — não permitiria, todavia, a conclusão a tempo para o Festival de Inverno, em julho.
A nossa equipe — à frente do projeto de arquitetura para a atualização do Tavares Correia — apresenta, dessa forma, um projeto de cenografia temporária para a abertura do restaurante durante o Festival de Inverno, ambientando o espaço de forma descontraída e casual.
A atmosfera é descontraída e acolhedora. Alguns itens do projeto de arquitetura definitivo já estão presentes. Alguns outros, como o forro sob a coberta, ficam para ser instalados após o festival. A ausência do forro abre espaço para uma instalação com caráter provisório e cenográfico.
A aparência é despojada e informal — ao mesmo tempo em que o restaurante já se apresenta, mesmo sem a conclusão das obras, renovado e atraente. As paredes descascadas — expondo os antigos tijolos em argila — já fazem parte do projeto de arquitetura definitivo.
Quadros, lustres, grades e placas — várias peças decorativas são aproveitadas de todas as partes do hotel. As grades em ferro foram recolhidas dos amplos jardins, e usadas como elementos cenográficos. A iluminação, instalada de forma provisória, é envolvente e aconchegante.
A mistura fina de elementos rústicos e peças de design modernista — as cadeiras Formiga, riscadas pelo escandinavo Arne Jacobsen em 1955 — é inusual e irreverente. As cortinas, instaladas de forma provisória nas janelas, aquecem o ambiente.
As telas com vasos de flores — pinçadas da área de convenções — contracenam com os lustres em ferro com acabamento em pintura branca. A estante em ferro é outra peça encontrada nos jardins do hotel, assim como os potes de barro.
A cenografia, apesar de seu caráter temporário, renova a aparência do restaurante.
+ MOSTRAS | CENOGRAFIA




















































