PIN-UP

ÁREA : 502.00 m² | ANO : 2008 | PINA : RECIFE
A Pin-Up é uma lanchonete temática, inspirada nas casas americanas da década de 50. A atmosfera alegre, kitsch e alto astral dá as cartas na arquitetura — que, em lugar de recriar fielmente as lanchonetes americanas originais, procura capturar o clima da América pós-guerra.
A nossa equipe realiza uma extensa pesquisa das lanchonetes americanas nos anos 50 — e, particularmente, daquela que ficaria conhecida como googie architecture. A googie surgiu na Califórnia, em meio à cultura automotiva pós Segunda Guerra, e floresceu nas décadas de 50 e 60.
A arquitetura é divertida e descontraída — as cores ousadas, as formas arrojadas, as largas janelas em vidro, grandes marquises em balanço e as imagens da cultura pop, elementos essenciais da googie, estão todas lá. A atmosfera de 1955 está de volta — o piso em xadrez preto e branco, o vinil vermelho, as formas futuristas, as persianas nas janelas: só faltam os rabo-de-peixe no estacionamento.
Na fachada, a marquise sinuosa e as colunas em “v” são uma marca registrada dos anos em que o automóvel se popularizou. A fórmica — novidade na década de 50 — está em toda a parte, do balcão às mesas. As mesas são de vários formatos — algumas, charmosas cabines redondas. O aço contracena com a fórmica, com o vinil e as linhas aerodinâmicas, além de muito neon e até uma jukebox. A madeira faz uma mistura fina com as cores e formas arrojadas. Assim como em grande parte das lanchonetes americanas da década de 50, o espaço é dividido em dois níveis — para que se tenha a vista da rua mesmo a partir das mesas mais afastadas das janelas.
E há, claro, as pin-ups — desenhos de garotas sorridentes, “pinned up on the walls”, uma febre americana nas décadas de 40 e 50. As imagens — baseadas em originais da década de 50 — arrematam a arquitetura alegre, kitsch e alto astral da lanchonete.
A Pin-Up foi eleita como o melhor sanduíche da cidade — de acordo com a Veja Recife, ‘é impossível não se impressionar com essa hamburgueria, de decoração inspirada nas lanchonetes americanas dos anos 50’.
A casa original foi inaugurada em 2004. Em 2008, com a desapropriação para a construção de uma obra pública, a Pin-Up reabre a apenas algumas quadras da original — maior e mais charmosa, com quase o dobro de área.
Há ainda duas filiais em shopping centers — no Shopping Center Recife e no Shopping Cidade Jardim, em Natal.
+ ARQUITETURA RELACIONADA | PIN-UP



