10 .  ABRIL  .  2017

A décima edição da Triennale Design Museum apresenta o encontro entre os mundos do design e das brincadeiras infantis, onde o design está a serviço dos educadores  —  e onde os educadores esperam dos designers e arquitetos a criação de objetos e espaços que os auxiliem em seus programas letivos.

A figura central desta nova edição da Triennale é, assim, a criança  —  e sua visão particular de mundo e das coisas.

A nossa sociedade coloca as crianças no centro do universo familiar  —  o que não raramente as torna em pequenos déspotas das decisões e relações do grupo  —, mas paradoxalmente não reconhece nem a sua autonomia nem a sua habilidade de pensar e decidir por si próprias.

A exposição Giro Giro Tondo  —  Design for Children procura costurar a história do design italiano e das crianças na Itália, considerando os pequenos não apenas como usuários das escolhas e maneiras dos adultos, mas também como seres autônomos, com histórias, visões e decisões próprias.

A mostra abre com uma seção dedicada ao design de brinquedos  —  apresentando peças e objetos gigantes, com apelo lúdico e pop, o que distorce a escala e gera um efeito como em Alice no País das Maravilhas.

As cinco seções seguintes são dedicadas à maneira como as crianças se relacionam com objetos e peças de mobília, com brinquedos, com arquitetura e com imagens, símbolos e gráficos.

Essas seções são entreamdas com áreas de foco dedicado à personalidades importantes na história do design em relação a educação  —  como Bruno Munari e Riccardo Dalisi  —, à pedagogia e aos mestres, e a fábulas mágicas, como Pinóquio.

 


+ M A I S

 

apartamento

apartamento

02 . fevereiro . 20


A atmosfera arrojada e leve dá as cartas na ambientação de um antenado apartamento em Lisboa

casamento | cenografia

casamento | cenografia

20 . janeiro . 20


A praia de São Miguel dos Milagres, em Alagoas, é o cenário para uma festa de casamento


zezinho . turibio . santos . arquitetura . avatar . png . 120 . 90 . a