zezinho . turibio . santos . arquitetura . news . 15 . 04 . 26 . a feira de milao . 2015 . m u d e c . b

A cidade de Milão ganha uma atração de peso  —  na última semana de março, abriu as portas o Mudec  |  Museo delle culture.

A instituição é dedicada à pesquisa interdisciplinar das várias culturas do mundo, com enfoque na relação dessas culturas com a cidade de Milão, e pretende ser local de encontro para diversas comunidades.

A arquitetura é um capítulo à parte  —  nascido de uma verdadeira operação de arqueologia industrial na área da antiga fábrica Ansaldo, na Zona Tortona, o Mudec é assinado pelo britânico Sir David Chipperfield. O seu escritório, David Chipperfield Architects, é responsável pelo projeto de muitos museus de ponta espalhados pelo mundo, como o Neues Museum de Berlim, o Saint Louis Art Museum em Missouri e o Liangzhu Culture Museum em Hangzhou, na China.

A área é de 17.000 m². O complexo abrange diferentes espaços, capazes de oferecer aos visitantes uma vasta gama de eventos e equipamentos culturais. A estonteante área de exposição está disposta ao redor de uma grande praça central envidraçada, no primeiro andar. Ali fica abrigada a coleção permanente, além de espaços para exposições temporárias e de um teatro com trezentos assentos, dedicado a performances e às artes visuais.

A área de recepção, no térreo, além da indefectível  —  e maravilhosa  —  lojinha, abriga um bistrô, a bilheteria e guarda-volumes. Também no térreo existe um espaço para conferências, salas para atividades educativas, área de restauração e acervo técnico. Finalmente, há o Mudec Junior, um espaço desenhado especialmente para crianças. Por lá, os pequenos podem entram em contato as diferentes culturas do mundo através de jogos, atividades multimídia e workshops.