20  .  SETEMBRO  .  2019

A obra de Piero Fornasetti encontra J. Borges na atmosfera etérea e delicada da Sala de Sonhar.

O espaço, nossa criação para a CASA COR 2019, ganha paredes revestidas com o papel de parede Nuvolette, parte da coleção Fornasetti Senza Tempo  —  apresentada pela companhia inglesa Cole & Son, importada pela Select Paper e representada no Recife pela Habitare. 

Piero Fornasetti  —  1913 – 1988  —  nasceu e viveu em Milão, na Itália, e foi um artista versátil, desafiador e eclético, de uma implacável chama criativa que o consagrou como uma das figuras mais prolíficas do século XX, quase impossível de ser associada a apenas uma corrente artística.

O talento nato fez com que conseguisse uma bolsa de estudos na prestigiosa Academia de Belas Artes de Brera, em 1930. Dois anos mais tarde, entretanto, foi expulso por expressar a opinião de que o ensino lá era muito formal. 

a obra de J. Borges aplicada sobre a gravura de Fornasetti na <em>Sala de Sonhar</em>

Ao longo da carreira, Piero conviveu com outros grandes artistas, como Giorgio de Chirico  —  1888  –  1978  —  e Alberto Savinio  —  1891  –  1952 . Assim como esses pares, absorveu pitadas de Surrealismo em sua obra, indo contra a moda do Art Déco em voga nos anos 30 e 40.

Durante a Segunda Guerra Mundial, Fornasetti serviu ao exército italiano. Mesmo tendo passado grande parte do tempo pintando o espaço de seu regimento em Milão, desertou para a Suíça a tempo de evitar os últimos combates. Ficou exilado lá e só retornou à Itália depois com o fim da guerra.

Ao folhear uma revista do século XIX, Fornasetti se encantou com a fotografia da soprano Lina Cavalieri  —  1874 – 1944  —, já reconhecida à época como uma grande cantora de ópera e ícone de beleza. Sua aparência causava tanto furor que, prestes a completar 40 anos, em 1914, ela lançou um livro chamado “Meus Segredos de Beleza”. A partir desta imagem na revista francesa, o designer criou uma série chamada “Tema e Variações”, com 350 intervenções sobre o retrato da musa. Os desenhos estampam lenços, cinzeiros, pratos, bandejas e vários outros objetos, e são uma das fontes de renda de maior sucesso da empresa da família até hoje.

Barnaba Fornasetti, aliás, o filho que cuida dos negócios, também é designer  —  e segue a mesma linha irônica e divertida do pai.

Na Sala de Sonhar, as ilustrações de Fornasetti encontram as xilogravuras de J. Borges.  O papel de parede Nuvolette   —  uma envolvente gravura de nuvens, formando uma imersiva paisagem  —  é a base sobre a qual é aplicada a obra do artista polular pernambucano.  

O desenho é um dos mais famosos do designer italiano, para quem o céu era uma visão recorrente. E a base perfeita para a obra do mestre de Bezerros. 

Acesse aqui mais novidades e curiosidades sobre a CASA COR.    

 

 

Habitare Window Fashion
Avenida Conselheiro Aguiar, 1914
Boa Viagem  —  Recife  —   PE
51.111-010
81 .  3465 4053

+ M A I S

apartamento

apartamento

02 . fevereiro . 20


A atmosfera arrojada e leve dá as cartas na ambientação de um antenado apartamento em Lisboa

casamento | cenografia

casamento | cenografia

20 . janeiro . 20


A praia de São Miguel dos Milagres, em Alagoas, é o cenário para uma festa de casamento


zezinho . turibio . santos . arquitetura . avatar . png . 120 . 90 . a