20 . SETEMBRO . 2019
A obra de Piero Fornasetti encontra J. Borges na atmosfera etérea e delicada da Sala de Sonhar.
O espaço, nossa criação para a CASA COR 2019, ganha paredes revestidas com o papel de parede Nuvolette, parte da coleção Fornasetti Senza Tempo — apresentada pela companhia inglesa Cole & Son, importada pela Select Paper e representada no Recife pela Habitare.
Piero Fornasetti — 1913 – 1988 — nasceu e viveu em Milão, na Itália, e foi um artista versátil, desafiador e eclético, de uma implacável chama criativa que o consagrou como uma das figuras mais prolíficas do século XX, quase impossível de ser associada a apenas uma corrente artística.
O talento nato fez com que conseguisse uma bolsa de estudos na prestigiosa Academia de Belas Artes de Brera, em 1930. Dois anos mais tarde, entretanto, foi expulso por expressar a opinião de que o ensino lá era muito formal.
Ao longo da carreira, Piero conviveu com outros grandes artistas, como Giorgio de Chirico — 1888 – 1978 — e Alberto Savinio — 1891 – 1952 . Assim como esses pares, absorveu pitadas de Surrealismo em sua obra, indo contra a moda do Art Déco em voga nos anos 30 e 40.
Durante a Segunda Guerra Mundial, Fornasetti serviu ao exército italiano. Mesmo tendo passado grande parte do tempo pintando o espaço de seu regimento em Milão, desertou para a Suíça a tempo de evitar os últimos combates. Ficou exilado lá e só retornou à Itália depois com o fim da guerra.
Ao folhear uma revista do século XIX, Fornasetti se encantou com a fotografia da soprano Lina Cavalieri — 1874 – 1944 —, já reconhecida à época como uma grande cantora de ópera e ícone de beleza. Sua aparência causava tanto furor que, prestes a completar 40 anos, em 1914, ela lançou um livro chamado “Meus Segredos de Beleza”. A partir desta imagem na revista francesa, o designer criou uma série chamada “Tema e Variações”, com 350 intervenções sobre o retrato da musa. Os desenhos estampam lenços, cinzeiros, pratos, bandejas e vários outros objetos, e são uma das fontes de renda de maior sucesso da empresa da família até hoje.
Barnaba Fornasetti, aliás, o filho que cuida dos negócios, também é designer — e segue a mesma linha irônica e divertida do pai.
Na Sala de Sonhar, as ilustrações de Fornasetti encontram as xilogravuras de J. Borges. O papel de parede Nuvolette — uma envolvente gravura de nuvens, formando uma imersiva paisagem — é a base sobre a qual é aplicada a obra do artista polular pernambucano.
O desenho é um dos mais famosos do designer italiano, para quem o céu era uma visão recorrente. E a base perfeita para a obra do mestre de Bezerros.
Acesse aqui mais novidades e curiosidades sobre a CASA COR.
Avenida Conselheiro Aguiar, 1914
Boa Viagem — Recife — PE
51.111-010
81 . 3465 4053
+ M A I S
apartamento
02 . fevereiro . 20
A atmosfera arrojada e leve dá as cartas na ambientação de um antenado apartamento em Lisboa
casamento | cenografia
20 . janeiro . 20
A praia de São Miguel dos Milagres, em Alagoas, é o cenário para uma festa de casamento
. . . ano novo . . .
02 . janeiro . 20
A nossa equipe deseja a todos um feliz 2020!