zezinho . turibio . santos . arquitetura . news . 15 . 04 . 24 . a feira de milao . 2015 . euroluce . b

A Euroluce  —  exposição de luminotécnica e iluminação  —  acontece a cada dois anos em paralelo à Feira de Milão, e, na edição 2015, apresenta novos produtos e criativas soluções de várias marcas.

A Karman, empresa italiana fundada em 2005, conseguiu, ao longo de uma década, criar uma forte identidade de marca baseada em uma linha de produtos tão inusitados quanto atraentes. Utilizando diferentes materiais, as coleções apresentam peças de linhas suaves, graciosas e, por vezes, divertidas. Duas de nossas favoritas são a coruja Ti . Vedo e o veado Marnìn, ambas desenhadas por Matteo Ugolini. Destaque também para os pendentes Nando, de Luca de Bona e Dario de Meo, e para o divertido lustre Déjà-vu Nu, de Ugolini.

Já a Contardi, com mais de 30 anos de experiência na fabricação de luminárias de alta qualidade, apresenta uma linha à altura de sua reputação de “estilista da iluminação contemporânea”. Baseada em Desio, perto de Milão, a empresa preza pela primorosa execução de suas peças, empregando sempre os mais elegantes materiais e acabamentos, além de atender a encomendas sob medida. Destaque para as delicadas arandelas em couro, além da linha Belle, criada por Staffan Tollgard.

Finalmente, a espanhola Lladró  —  mais frequentemente associada às suas lindas e delicadas porcelanas  —  apresenta na Euroluce uma nova linha de luminárias pendentes. A coleção Mademoiselle aplica às icônicas damas em porcelana da empresa uma linguagem nova e colorida, trazendo quatro modelos diferentes, que podem ser adquiridas individualmente ou em conjuntos de 9, 18 e 25 lâmpadas. Como todas as peças da marca, cada uma é elaborada à mão no atelier de Valencia, na Espanha.