02 . OUTUBRO . 2018
A Casa Viva — tema da CASA COR esse ano — é o ponto de partida para a Sala de Estar, nossa 20° criação para a mostra.
Aliás, esse é o tema para as edições 2018 em todas as cidades em que o evento é realizado.
A diretora da nacional marca aponta para a ideia de apresentar novamente a casa como abrigo físico, mental e espiritual. ‘A casa também é o espaço da celebração, dos laços de afeto — seja com a família, seja com os amigos’, diz Lìvia Pedreira.
A Sala de Estar é alinhada exatamente com essa intenção — a de mostrar um espaço aconchegante, envolvente, convidativo e agradável. Uma área com vários cantinhos para se conversar, conviver, ouvir música, relaxar.
A ideia é também a de apresentar o ambiente como se as novas gerações da família que ali residiu através das últimas décadas continuassem vivendo no local — a casa não como um museu, não como foi no passado, mas como uma versão atualizada da residência.
As referências antigas estão presentes, em mais de uma maneira, mas a linguagem é jovem e atual. A luz suave, a tecnologia discreta, as cores cativantes — a concepção procura envolver o visitante em afeto e acolhimento.
Ademais, as características originais da casa — projetada pelo arquiteto Aldiphas de Barros no início da década de 30 — são preservadas, do piso às esquadrias e frisos. Cada elemento é recuperado e apenas acentuado com o uso de novos recursos, como espelhos e papel de parede.
A ambientação é uma colagem, uma mistura, assim como a vida, como A Casa Viva — Disney, porque sem um tantinho de ingenuidade e de bom humor não seríamos nós, Zezinho e Turíbio. Outro tantinho Toulouse-Lautrec, a nos fazer, na passagem dos anos, pálidas figuras em busca de alento na luz distorcida deste vasto bordel. Mais uma porção generosa de nós, a família que aqui residiu. E nada dessa conversa de mesclar o antigo e o moderno, porque ninguém merece. Quem faz isso é a vida, não o arquiteto. É o ser. O estar. A Sala de Estar.
CASA COR Pernambuco
21 de setembro a 04 de novembro
Avenida Dezessete de Agosto, 1112 — Casa Forte
terça a sexta | 16 h às 22 h
sábado | 13 h às 22 h
domingo | 13 h às 21 h
ingressos
+ M A I S
apartamento
02 . fevereiro . 20
A atmosfera arrojada e leve dá as cartas na ambientação de um antenado apartamento em Lisboa
casamento | cenografia
20 . janeiro . 20
A praia de São Miguel dos Milagres, em Alagoas, é o cenário para uma festa de casamento
. . . ano novo . . .
02 . janeiro . 20
A nossa equipe deseja a todos um feliz 2020!