10  .  OUTUBRO  .  2016

A poltrona Jangada é uma das peças-chave de design na ambientação da Sala de Zezinho e Turíbio na CASA COR 2016.

A peça é inspirada nas viagens de Jean Gillon à Bahia. Arquiteto e designer romeno naturalizado brasileiro, Gillon  — 1919 . 2007 —  era um apaixonado pelo nosso país, onde chegou em 1956.

A sua base passou a ser São Paulo  —  mas, na década de 60, em várias viagens à Bahia, fez muitos amigos e encontrou inspiração para uma de suas criações mais memoráveis. Na época, quando se olhava para o mar, era possível avistar dezenas de pequenas jangadas, características dos pescadores locais.

A poltrona Jangada, lançada em 1968, chamou atenção pelo uso inovador da rede de pesca para suportar o assento e o encosto. Pensada para momentos de relaxamento, a peça é bem confortável. Ao longo dos anos, passou a ser reconhecida como um ícone do modernismo brasileiro  —  uma peça rara e muito procurada em antiquários.

Agora, relançada em uma edição limitada a 68 peças pela Passado Composto Século XX, a nova Jangada segue à risca os moldes da original, com exceção da madeira. Sua estrutura é feita de jequitibá certificado pelo Ibama, já que o jacarandá está ameaçado de extinção. As cordas são trançadas por comunidades de artesãs, mulheres de pescadores que dominam a técnica da rede, e o estofamento é em couro natural.

 ´As filhas de Gillon, Laura e Gabriela, foram muito exigentes ‘ , conta Graça Bueno, da Passado Composto, sobre o processo de pesquisa e testes, que durou três anos.

A criação mais icônica de Gillon esbanja brasilidade, em uma homenagem ao país que o acolheu. Assim, nada mais natural que esteja presente na edição da CASA COR que celebra o morar brasileiro.

CASA COR Pernambuco
22 de setembro a 06 de novembro
Avenida Rui Barbosa, 471  —  Graças
terça a sexta | 16 h às 22 h
sábado | 13 h às 21 h
domingo | 13 h às 20 h
ingressos

poltrona Jangada | Jean Gillon
poltrona Jangada | CASA COR 2016

Passado Composto Século XX
Alameda Lorena, 1996
Jardins  —  São Paulo
11  .  3088 9128
segunda a sexta | 10 h às 19 h
sábado | 10 h às 15 h


+ M A I S

apartamento

apartamento

02 . fevereiro . 20


A atmosfera arrojada e leve dá as cartas na ambientação de um antenado apartamento em Lisboa

casamento | cenografia

casamento | cenografia

20 . janeiro . 20


A praia de São Miguel dos Milagres, em Alagoas, é o cenário para uma festa de casamento


zezinho . turibio . santos . arquitetura . avatar . png . 120 . 90 . a