PIN-UP

área  :  502.00 m²  |  ano  :  2008  |  Pina  :  Recife


A Pin-Up é uma lanchonete temática, inspirada nas casas americanas da década de 50. A atmosfera alegre, kitsch e alto astral dá as cartas na arquitetura  —  que, em lugar de recriar fielmente as lanchonetes americanas originais, procura capturar o clima da América pós-guerra.

A nossa equipe realiza uma extensa pesquisa das lanchonetes americanas nos anos 50  —  e, particularmente, daquela que ficaria conhecida como googie architecture. A googie surgiu na Califórnia, em meio à cultura automotiva pós Segunda Guerra, e floresceu nas décadas de 50 e 60.

A arquitetura é divertida e descontraída  —  as cores ousadas, as formas arrojadas, as largas janelas em vidro, grandes marquises em balanço e as imagens da cultura pop, elementos essenciais da googie, estão todas lá. A atmosfera de 1955 está de volta  —  o piso em xadrez preto e branco, o vinil vermelho, as formas futuristas, as persianas nas janelas: só faltam os rabo-de-peixe no estacionamento.

Na fachada, a marquise sinuosa e as colunas em “v” são uma marca registrada dos anos em que o automóvel se popularizou. A fórmica  —  novidade na década de 50  —  está em toda a parte, do balcão às mesas. As mesas são de vários formatos  —  algumas, charmosas cabines redondas. O aço contracena com a fórmica, com o vinil e as linhas aerodinâmicas, além de muito neon e até uma jukebox. A madeira faz uma mistura fina com as cores e formas arrojadas. Assim como em grande parte das lanchonetes americanas da década de 50, o espaço é dividido em dois níveis  —  para que se tenha a vista da rua mesmo a partir das mesas mais afastadas das janelas.

+ saiba mais

E há, claro, as pin-ups  —  desenhos de garotas sorridentes, “pinned up on the walls”, uma febre americana nas décadas de 40 e 50. As imagens  —  baseadas em originais da década de 50  —  arrematam a arquitetura alegre, kitsch e alto astral da lanchonete.

A Pin-Up foi eleita como o melhor sanduíche da cidade  —  de acordo com a Veja Recife, ‘é impossível não se impressionar com essa hamburgueria, de decoração inspirada nas lanchonetes americanas dos anos 50’.

A casa original foi inaugurada em 2004. Em 2008, com a desapropriação para a construção de uma obra pública, a Pin-Up reabre a apenas algumas quadras da original  —  maior e mais charmosa, com quase o dobro de área.

Há ainda duas filiais em shopping centers  —  no Shopping Center Recife e no Shopping Cidade Jardim, em Natal.

 

Pin It on Pinterest

Share This