IT'S TIME TO MEET THE MUPPETS

setembro  |  2013

 


 

  •  artigo publicado no portal Tag It
  •  acesse o artigo abaixo ou baixe o arquivo em formato PDF
It's Time to Meet the Muppets

Vinte e duas das marionetes e fantoches criados por Jim Henson para o Muppet Show e para a Vila Sésamo foram doadas este mês ao Museu da História Americana, em Washington, e se juntam a outras tantas já parte do acervo da casa. Miss Piggy, Sapo Caco, Ênio e Beto agora fazem parte da coleção da Smithsonian Institution.

O Muppet Show foi um dos mais brilhantes e criativos programas infantis  —  para crianças de todas as idades, literalmente  —  de todos os tempos, e correu por cinco temporadas entre 1976 e 1981. A cada episódio, além dos Muppets, havia uma estupenda lista de convidados especiais, vindos de todos os campos do entretenimento  —  de Julie Andrews a Vincent Price, de Roger Moore a Debby Harry, de Rudolf Nureyev a Candice Bergen, de Gilda Radner a Alice Cooper.

Dizer que Xuxa é responsável pela derrocada da qualidade na programação infantil que ocorreu na década de 80 seria superestimar a ex-modelo. Mas Maria da Graça Meneguel é a mais completa tradução de uma época que vulgarizou a maneira como se fala para crianças. Na década de 70, a versão brasileira de Vila Sésamo contava com atores de verdade  —  Aracy Balabaniam, Juca Chaves, Sônia Braga e Milton Gonçalves entre eles. Na vitrolinha, rolava a Arca de Noé, de Vinicius de Moraes, ou Os Saltimbancos, adaptado e traduzido do original por Chico Buarque. Tudo muito, muito distante das apresentadoras parcamente vestidas a cantar ilariê.

Da versão original do Muppet Show, transmitida em inglês nos Estados Unidos, nem se fala  —  marionetes e convidados se apresentavam cantando Cole Porter, George e Ira Gershwin, Rodgers & Hart, Irvin Berlin, Richard Rodgers e Oscar Hammerstein II, para não mencionar Beethoven e Debussy. Quer nada melhor do que o cãozinho Rowlf tocando Claire de Lune ao piano? Tem que haver alguma diferença entre uma geração que cresceu ouvindo  —  e se divertindo com  —  I’ve Got You Under My Skin e outra que cantava sobre a turma da apresentadora.

+ ARTIGOS

Pin It on Pinterest

Share This