COW PARADE

ANO :  2017  |  BOA VIAGEM  :  RECIFE


A CowParade é uma exposição de arte apresentada nas principais cidades ao redor do planeta.

Artistas locais e convidados especiais usam como suporte esculturas de vaca, em tamanho natural, feitas em fibra de vidro.

Há uma infinidade de modelos de escultura, mas as três versões originais  —  em pé, pastando e deitada  —  foram criadas por Pascal Knapp, escultor suíço.

Na primeira edição em uma cidade nordestina da maior e mais bem sucedida exibição de arte pública do mundo, Zezinho e Turibio são convidados a apresentar uma vaquinha.

Bebeth, a vaquinha, é uma homenagem a Bebeth Perman, decoradora e grande amiga dos arquitetos falecida alguns anos atrás  —  e que assinou, ao lado dos dois, a criação da árvore florida que serviu de cenário para cerimônia de casamento na Coudelaria Souza Leão em 2009.

A CowParade nasceu em Zurique, na Suíça, em 1998, sob o comando do diretor artístico Walter Knapp  —  e ainda com o nome de Land in Sicht. A ideia foi levada para Chicago no ano seguinte pelo empresário americano Peter Hanig, ao lado da secretária de cultura Lois Weisberg  —  e daí espalhou-se pelo mundo.

Após decoradas, as vacas são espalhadas pelas cidades, aparecendo em locais públicos como ruas, avenidas e parques — para que possam ser apreciadas por todos: a ideia é exatamente a de se democratizar a arte através da inclusão cultural. Após a mostra, as esculturas são leiloadas, com renda revertida para instituições de caridade.

As estimativas apontam que mais de 500 milhões de pessoas já se depararam com ao menos uma das obras das 84 edições registradas em 36 países.