CASAMENTO | CENOGRAFIA

área  :  1400.00 m²  |  ano  :  2009  |  Recife  :  Pernambuco


A Arcádia Paço Alfândega  —  uma casa de festas na área histórica do Recife  —  é o cenário para uma encantadora festa de casamento.

O projeto de arquitetura e cenografia torna o espaço, que já foi palco de várias e memoráveis festas, irreconhecível. A casa ganha uma leitura inteiramente nova, totalmente diferente do que já foi feito por lá em cenografia.

A ideia é, afinal, exatamente essa  —  apresentar, em um espaço que já foi vivenciado de tantas maneiras, algo de novo em arquitetura para festas. O projeto envolve uma série de fatores práticos e logísticos, começando com a planta baixa da Arcádia.

A estrela na cenografia é uma grande parede verde que, ao cortar o espaço circular da Arcádia Paço em duas metades, transforma inteiramente o ambiente. As cores, os elementos cenográficos e a iluminação unem-se para criar uma ambiência totalmente nova.

+ saiba mais

A parede verde divide o espaço em duas áreas  —  a de chegada, que abriga a mesa do bolo e a de café, e a da festa, com as mesas e o dancing. Na área de chegada, o piso da Arcádia é forrado com carpete cor de laranja. A mesa espelhada para o bolo é desenho de nossa equipe, assim como o próprio bolo.

Ao lado da mesa do bolo, a árvore florida da Amaryllis Florist  —  casa que, comandada por Bebeth Perman, é responsável pela produção executiva da festa. A área de chegada abriga ainda móveis antigos e peças de decoração da família dos noivos  —  que formam uma área de estar.

A parede verde é montada sobre estruturas metálicas  —  as mesmas usadas em palcos  —  cobertas com malha igualmente metálica, e forrada com folhas naturais. A mesa dourada, para os doces e serviço de jantar, corta a parede na diagonal, gerando inusitadas perspectivas, e marca a passagem para a área da festa, com mesas e dancing.

Na área das mesas  —  com espaço para 40 mesas para dez pessoas  —  as cores e as formas conspiram para gerar um salão ao mesmo tempo impactante, informal e aconchegante. As estrelas aqui são os cilindros em tecido  —  liso e estampado  —  sobre as mesas, que dão escala e impacto ao espaço. Além disso, a composição volumétrica deixa a atmosfera mais aconchegante.

As toalhas  —  em um suave tom de laranja  —  harmonizam-se com o clima da decoração. O colorido da festa é alto astral e jovem, e a atmosfera é ao mesmo tempo intimista e impactante, sofisticada e descontraída. A iluminação  —  de Mano Som  —  é cheia de clima. A parte posterior do espaço abriga o dancing e, ao lado, uma área de lounge, marcada pelo mesmo carpete laranja da área de chegada.

 

Pin It on Pinterest

Share This