CASAMENTO | CENOGRAFIA

ÁREA : 400.00 m² | ANO : 2008 | OLINDA : PERNAMBUCO
A cenografia para uma festa de casamento — arrojada, atual, leve — aparece inserida em um mágico cenário barroco, um dos melhores existentes no país.
O palco é o Convento de São Francisco — formidável conjunto formado pela Igreja de Nossa Senhora das Neves, pela Capela de São Roque e pelo o claustro de azulejos, com a sua magnífica sacristia.
Esse é o convento franciscano mais antigo do Brasil — o conjunto começou a ser construído em 1585, e a igreja foi incendiada pelos invasores holandeses no ano de 1631, para ser reconstruída ainda no século XVII. O espaço abriga, em seu forro, pinturas do século XVIII.
O convento — construído com base no estilo barroco português — é conhecido pelos seus trabalhos em azulejos, pelos murais coloridos e por abrigar uma fonte do século 17, além de ser sede de uma biblioteca com uma extraordinária coleção de livros raros.
Mais do que a decoração — com arranjos e flores —, o projeto de arquitetura para uma festa de casamento envolve uma série de fatores práticos e logísticos. A cenografia começa com a planta baixa do local onde ocorre o evento — a festa é zoneada, os fluxos são estudados e as áreas são examinadas para que se possam acomodar os convidados com conforto.
O primeiro ambiente é a portaria do convento — que apresenta as paredes revestidas por seis painéis em azulejo contando a vida de Santa Ana. Na cenografia, a portaria se apresenta como um lounge — uma área para recepção de convidados e padrinhos. Contrastando com os elementos dessa admirável sala barroca, a decoração abusa da cor branca, de espelhos e de bom design moderno. As poltronas Egg — ícones do design do século XX — formam, ao lado das mesas Saarinen e dos bancos desenhados especificamente para a festa, um agradável lounge, complementado por vasos e jardineiras em espelho, nas laterais.
Após a portaria, surge o claustro do convento — na festa, um magnífico cenário para o bolo e as mesas de doce. Uma galeria de arcos entreabre dezesseis painéis em azulejos portugueses que retratam a vida de São Francisco — e, nesse arrebatador conjunto, a mesa do bolo ocupa o centro, ladeada pelas duas mesas de doces.
As mesas — desenhadas e executadas especialmente para festa — são em espelho, material escolhido por gerar o mínimo de interferência possível e refletir de volta o esplendoroso cenário barroco. A parede ao fundo, atrás dos arcos, é aquela em que os painéis em azulejo estão em pior estado de conservação — assim, à frente dela, a cenografia apresenta uma cerca viva, toda em hera.
A decoração da festa é arrojada e atual — e, ao mesmo tempo, harmônica com a arquitetura do Convento de São Francisco. O pátio externo do convento, onde fica a fonte do século XVII, é o terceiro espaço trabalhado na cenografia. A área é configurada para abrigar a festa propriamente dita, após se passar pela área de recepção na portaria, e pelo claustro, cenário da mesa do bolo.
A cor branca domina a cena — sofás, mesas laterais e pufes formam agradáveis ambientes de estar. As luminárias — desenhadas especialmente para a festa — dão uma aconchegante ambiência ao espaço, e são complementadas pelos fachos de luz azul que banham a fachada do convento. A fonte, ao centro, é recoberta com folhagem e encimada por um grande vaso branco.
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