CASA COR

área  :  62.00 m²  |  ano  :  2007  |  Recife


A pegada atual, irreverente, descolada e antenada faz o Estúdio do Casal assinado pela nossa equipe para a CASA COR 2007  —  a maior mostra de arquitetura, decoração e paisagismo do país, em sua décima primeira versão pernambucana.

A área de 62.00 metros quadrados apresenta hall, suíte, gabinete, closet e banheiros  —  os cinco ambientes que fazem o Estúdio, e parte do total de trinta e três que compõem a mostra, realizada em um charmoso casarão em estilo neocolonial do início do século XX.

As paredes e tetos adesivados  —  em um minucioso trabalho de colagem  —  são as estrelas do projeto, e não apenas dão unidade à concepção mas também conferem atmosfera de uma sofisticada atualidade. Emassados e pintados, são totalmente recobertos por adesivos com desenho rococó.

+ saiba mais

A vasta maioria dos móveis  —  das mesas de cabeceira ao móvel da televisão, da banqueta da cama à escrivaninha  —  é desenhada sob medida para o Estúdio e fabricada pela Itálica Design, que também fornece a elegante La Chaise, um clássico do design das mãos de Charles e Ray Eames para o MoMA de Nova York.

As cores são suaves e a luz, aconchegante  —  no projeto luminotécnico de nossa equipe, destaque para a Table Gun, de Philippe Starck, sobre uma das mesas de cabeceira. Fabricada pela Flos, umas das mais renomadas marcas italianas de luminárias, a peça é inédita no Brasil, e importada especialmente para o nosso ambiente na CASA COR.

A criação de Starck é um arrojado abajur com base em forma de metralhadora, executada em alumínio moldado e banhada de dourado  —  ao desenhar a peça, o designer mira a situação mundial, incluindo a escalada de terrorismo e a guerra no Iraque. Ao lado da cama, em nosso espaço na CASA COR, aponta para o medo de casais que vivem em uma cidade violenta como o Recife atual.

A colcha da cama, as almofadas e as cortinas são executadas em elegantes tecidos do Empório Beraldin. Ainda na suíte, abajur Glo  – Ball, de Jasper Morrison para a Flos, luminária Tolomeo Mega Terra, da Artemide, e a Bulb Lamp de Ingo Mauer. Ao lado da cama, cubos em acrílico Optic, de Patrick Jouin para a Kartell. Na parede, escultura em aço de Toyota.

A escrivaninha apresenta arrojado design, em alumínio, vidro e compensado. De acordo com Lourival Costa  —  mestre em design e ergonomia e professor das disciplinas de design e mobiliário do Departamento de Design da UFPE  —, na relação entre a bancada e a mesa de trabalho houve estudo de nossa equipe.

Comenta Lourival:  “Não foi um móvel adquirido por adquirir, houve intervenção do profissional nele, planejamento, e isso é um trabalho primoroso.”  Ainda sobre a decoração do Estúdio do Casal, continua: “As peças de design são impactantes  —  trazer o que se está produzindo no mundo nessa área é um espetáculo à parte no Estúdio. “

A divertida decoração do gabinete, recheada de toy art, apresenta irreverentes brinquedos para adultos que roubam a cena, como o contraventor Smorkin Labbit. A luminária articulada é a Tolomeo Lettura Basculante, da Artemide, e as cadeiras são as Eames Soft, desenho de Charles e Ray Eames.

Os armários abertos no closet  —  com acabamento na cor branca e elegantes puxadores em aço  —, além de práticos, são uma alternativa mais em conta, pois a ausência de portas e das caixas barateia o projeto. A fabricação é da Notábile Dellano. As peças são ainda personalizadas com os adesivos que recobrem todo o estúdio.

Os banheiros são dois, um para cada membro do casal, absolutamente iguais e espelhados, comunicando-se pela área dos chuveiros. As bancadas são em marmoglass, da All Revest. A luminária Bourgie, sobre uma das bancadas, é de Ferruccio Laviani para Kartell.

As louças e metais são da mais nova fornada da Deca, como as arrojadas torneiras da linha Dream. Sobre as bancadas, acessórios da Onda Banho e Acessórios.

A nossa equipe conta com o apoio da All Revest, da Casapronta, da Desenho Design, do Empório Beraldin, da Habitare, da Itálica Design, da La Lampe e da Notábile Dellano.

a planta baixa — antes das obras     a planta baixa — após as obras

Pin It on Pinterest

Share This