CASA

área  :  520.00 m²  |  ano  :  2011  |  Vitória de Santo Antão


A pegada de atmosfera leve e atual faz a arquitetura para a reforma de uma ampla morada.

A obra  —  na batida de uma extreme makeover  —  altera a planta baixa, acabamentos e ambientação. A arquitetura de linhas retas e arrojadas serve de base para espaços articulados, bem definidos e cheios de clima.

A casa é comandada por uma família que adora arte, design, antiguidades e artesanato  —  e a ambientação é riscada sob medida para acomodar o acervo existente que, ao lado de novas aquisições, gera uma mistura fina de globalização e regionalismo.

O piso em toda a residência  —  do terraço às suítes  —  é em cerâmica Brennand. Entre as modificações em planta, a anexação de parte da varanda permite a criação de uma agradável galeria de acesso entre as salas de estar e jantar, além da ampliação da área social e da cozinha. A galeria apresenta teto espelhado, aumentando a sensação espacial.

Na sala de estar, áudio e vídeo, o sofá e as poltronas da Italica Casa dividem as atenções com obras de arte e luminárias de design. O móvel para equipamentos  —  em laca e vidro  —  é riscado pela nossa equipe, assim como o tapete em xadrez. A poltrona Esfera é desenho de Ricardo Fasanello, e faz par com a coleção de garrafas coloridas de Murano, da década de 60. Há ainda obras de Pragana e Eudes Mota.

A sala de jantar abre-se para o pátio através de largas janelas. A mesa  —  em aço e vidro  —  é desenho de nossa equipe, e as cadeiras são da Italica Casa. A Paper Floor Lamp, do Studio Job, e o sofisticado lustre Light Shade Shade, de Jurgen Bey, são ambas peças fabricadas pela holandesa Moooi. Há obras de Roberto Lúcio, Francisco Brennand e José Cláudio, além da coleção de doceiras antigas do acervo da família.

+ saiba mais

As telas de Tereza Costa Rego fazem a cena na galeria. O lavabo apresenta bancada em granito bruto, mantida da residência original, e metais Deca. O gabinete é amplo e confortável  —  e a estrela é a estante, riscada especialmente para o ambiente, assim como a mesa, em aço e vidro. A icônica Eames Lounge Chair aparece ao lado de leão em argila de Tracunhaém e da cadeira Aeron, da Herman Miller.

A casa conta com dois quartos e uma ampla suíte. O hall de acesso à área privativa apresenta obras de Jeims Duarte e José Cláudio. O aparador  —  em laca branca e espelhos, desenho de nossa equipe  —  abriga o frigobar. Sobre ele, as pinhas antigas, de acervo familiar, contracenam com a luminária em aço, da Desenho Design. A tela de José Cláudio é arrematada por moldura em aço inox.

As cores suaves fazem a atmosfera aconchegante no quarto de hóspedes. A cabeceira da cama, em camurça, faz par com a colcha e almofadas da Maria Casa. Os armários são da Florense. Arrematando a cena, tela de Ploeg e escrivaninha antiga, de acervo familiar.

O quarto da garota é leve e descontraído. A divertida estante é riscada sob medida, e os armários são da Florense. A cadeira em acrílico transparente, da italiana Kartell, faz par com as garrafas vermelhas, da década de 60. A colcha e as almofadas da Maria Casa arrematam a cena.

A ampla suíte máster apresenta 54.00 m² de área, em quarto, closet e sala de banho. A atmosfera aconchegante envolve uma mistura fina de linhas retas e atraentes tecidos. A marcenaria é riscada pela nossa equipe  —  da cabeceira da cama ao móvel e painel da televisão.

Ainda na suíte máster, as luminárias da italiana Artemide contracenam com obras de Reynaldo Fonseca. A colcha, almofadas e acabamento dos painéis são em tecidos das Maria Casa.

A casa ganha ainda nova escada de acesso, larga e confortável. O amplo terraço abre-se para o pátio da piscina. A atmosfera é aconchegante e cheia de clima.

Sofás em fibra fazem par com Panton Chairs e mesas Saarinen, e a mesa de centro apresenta base em cerâmica de Francisco Brennand.

O mix de forrações deixa o terraço mais atraente, e o artesanato pernambucano e as peças em cerâmica arrematam a cena.

+ antes | depois

acesse a galeria de imagens     —     antes  |  depois

zezinho . turibio . santos . arquitetura . residencial . casa . 520 . was . abertura - 04

Pin It on Pinterest

Share This