APARTAMENTO

ÁREA :  285.00 m²  |  ANO :  2009  |  RECIFE


Arte, design e muita verve  —  em 285.00 m², ambientes confortáveis e atuais fazem a paisagem moderna para uma ampla morada.

Projetado para um casal com dois filhos pequenos, o apartamento segue a linha arrojada, leve e antenada da família, com formas atuais e linhas retas.

As alterações em alvenaria são poucas, mas o layout diferenciado  —  particularmente na área social  —  resulta em espaços estilosos e convidativos, para serem vivenciados pela família e seus amigos.

A obra é abrangente e completa  —  as especificações originais da construtora são inteiramente alteradas, e novos materiais e acabamentos entram em cena. Automação, luminotécnica e climatização fazem parte do projeto.

A ampla área social, em que as salas formam um único e espaçoso ambiente, apresenta piso em nanoglass, cortado em placas sob medida. A arte e o bom design, além de peças desenhadas para o apartamento, fazem a mistura fina na decoração.

A sala de jantar é posicionada à entrada da morada  —  a inversão do layout convencional resulta em um ambiente impactante e charmoso. A mesa em madeira de demolição, de nossas pranchetas, faz par com as cadeiras Eames Soft, e é coroada pela surpreendente luminária Dear Ingo, de Ron Gilad para a Moooi.

A sala de estar, áudio e vídeo ganha sofás da Maria Casa. A mesa de centro  —  espelhada  —  é mais uma peça desenhada para o apartamento, e faz par com as quatro cadeiras Mademoiselle, de Philippe Starck para a Kartell, na versão de acabamento em couro metalizado prata. O móvel para equipamentos é sob medida.

A mesa Saarinen redonda, um clássico do design, aparece ao lado de mais uma criação de Starck, as cadeiras Mr. Impossible, na versão em acrílico preto e transparente. Em meio ao design de assinaturas renomadas, as obras de arte irreverentes dominam a cena  —  as duas cabeças do paulista Lúcio Carvalho descontraem a área social.

As forrações são da Maria Casa, e a luminotécnica inclui algumas das peças mais icônicas da atual safra de luminárias de designers internacionais. Os objetos decorativos seguem a mesma linha arrojada e descontraída.

Ao lado da entrada do apartamento, o gabinete fica em uma posição estratégica para que a família receba visitantes com privacidade  —  e apresenta uma porta independente, abrindo-se diretamente para o hall social.

O mapa-múndi em madeira recortada a laser, da artista plástica Ana Paula Castro  —  e garimpado na Desenho Design  —, domina a cena, com estante desenhada pela nossa equipe, em aço e vidro, e poltronas e cadeiras da Italica Casa.

O lavabo apresenta paredes revestidas em fórmica com aparência de aço ao lado de espelho veneziano e arrojada cuba, da Deca.

A sala íntima é um espaço amplo e confortável para o lazer da família. O sofá  —  com assentos retráteis  —  convida para uma descontraída sessão de cinema em casa.

As cadeiras Louis Ghost  —  em acrílico branco, de Philippe Starck para a Kartell  —  marcam o ritmo de bom design da morada, ao lado do irreverente código de barras adesivado à parede e das poltronas Eames.

A cadeira-escultura de Eudes Mota rouba cena na entrada de acesso às quatro suítes. A primeira faz as vezes de um confortável quarto de hóspedes. O piso  —  assim como em todas as demais suítes  —  é em carpete de madeira.

O sofá-cama faz par com a tela de Pragana, ao lado da mesinha Saarinen, que apoia a luminária Miss K  —  mais uma vez de Philippe Starck, para a Flos. Arrematando a cena, a descolada cadeira Swan em sua versão em resina  —  produzida pela MiCasa  —, e adesivada com motivos de fórmula 1.

As formas retas e atuais dão o tom da confortável suíte do garoto, que ganha divertida decoração, incluindo robôs adesivados às paredes. A cor-de-rosa marca a cadência da suíte da garota, suave e de formas arredondadas. O design estrelado se faz presente na mesinha lateral em acrílico transparente, com bichinhos de pelúcia  —  dos irmãos Ronan e Erwan Bouroullec.

A ampla e aconchegante suíte do casal apresenta a cabeceira da cama em couro perolizado. A chaise Maggiolina faz par com a luminária Tolomeo Lettura, da Artemide. O móvel para equipamentos  —  com acabamento em folheado, laca branca e vidro  —  é desenho de nossa equipe. As portas em aço e vidro transparente dão acesso à área de vestir e aos dois banheiros.

A cozinha é ampla e espaçosa, com desenho moderno e atual. O piso ganha porcelanato com aparência de cimentado. As paredes, cerâmica filetada na cor creme. Os armários, em discreta padronagem amadeirada, fazem par com os equipamentos em aço inox e bancadas em granito. As cadeiras La Marie  —  em acrílico transparente  —  arrematam a cena.