APARTAMENTO

área  :  285.00 m²  |  ano  :  2017  |  Salvador


A arquitetura minimalista e a ambientação antenada fazem a cena em um apartamento aberto para a paisagem do mar da Bahia.

A morada é projetada sob medida como segunda residência para um casal de pernambucanos  —  um endereço de apoio para as frequentes estadas em Salvador, desenhada para acomodar com conforto familiares e amigos.

A planta baixa é alterada e adaptada às necessidades programáticas. A área social é ampliada, através da relocação da cozinha e da área de serviço. A suítes passam a ser quatro  —  uma máster, para o casal, e três para abrigar os parentes e visitantes.

A arquitetura de interiores é arrojada e limpa. A área social ganha piso em nanoglass, painéis em madeira e espelhos. A laje aparente acrescenta o aspecto alternativo do concreto e permite a redução da área de forro em gesso ao mínimo necessário para abrigar a climatização.

A ambientação é sofisticada e recheada de brasilidade, com várias pelas assinadas por nomes consagrados do design nacional. Na sala de estar, o sofá Neo, da Italica Casa, ganha a companhia de duas poltronas Mole, ícone do mobiliário carioca assinado por Sérgio Rodrigues em 1957.

As duas poltronas Jangada, no lado oposto, não deixam por menos: as peças são inspiradas nas viagens de Jean Gillon  —  arquiteto e designer romeno naturalizado brasileiro  —  à Bahia. Desenhada em 1968, a Jangada é uma poltrona rara e muito procurada em antiquários, aparecendo aqui na edição limitada lançada pela Passado Composto Século XX.

+ saiba mais

Arrematando a área de estar, a poltrona Fardos, de Ricardo Fasanello. As mesas de centro formam uma divertida composição em madeira, vidro e metal, e o tapete é da pernambucaníssima Casa Caiada. Na sala de jantar, a mesa Bank, de Jader Almeida, contracena com as cadeiras Oscar, mais uma criação de Sérgio Rodrigues. O lustre em cristal, da década de 60, é da KCase.

As obras de arte são pinçadas a entre o acervo dos bons artistas soteropolitanos, e incluem também a Cadeira Confessional, parte da série do pernambucano Eudes Mota. Peças decorativas de várias procedências fazem um antenado mix. O aço e o nanoglass são a base para o projeto do lavabo, e a bancada autoportante é desenhada sob medida para o apartamento.

As suítes são aconchegantes e confortáveis, em uma mistura fina de madeira, paredes espelhadas e concreto. A marcenaria é desenho de nossa equipe, e várias peças de design compõem os espaços, como a cadeira Menna e a poltrona Benjamin, ambas de Sérgio Rodrigues, e a Wiggle Chair, de Frank O. Gehry para a Vitra.

Pin It on Pinterest

Share This